Histórico

A história da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) remonta há mais de um século. Desde seu início em 1910 como Escola de Aprendizes Artífices do Paraná a instituição passou por muitas transformações, como o conhecido CEFET-PR no (Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná), fundado em 1978, até ser considerada Universidade Tecnologia Federal do Paraná em 2005.

Atualmente, a Universidade Tecnológica conta com treze campus, distribuídos nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo. São ministrados cursos desde o ensino técnico de nível médio até o doutorado, com forte concentração nos cursos de graduação.

Apesar de a UTFPR ser uma instituição notadamente reconhecida pelos cursos de Tecnologia, especialmente pelas Engenharias, houve a criação de um espaço para as licenciaturas e os bacharelados na instituição. O Curso de Letras Português-Inglês começou a funcionar em julho de 2008. A intenção de propor um curso de Licenciatura em Letras era uma antiga aspiração do Departamento Acadêmico de Comunicação e Expressão – DACEX – do Campus Curitiba (atualmente, Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação – DALIC). Desse departamento também faziam parte os professores do atual Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas –DALEM – criado justamente a partir da constituição do Curso de Letras.

O DALEM, atualmente, conta com 29 professores, que atuam em várias frentes: no Curso de Letras, com as disciplinas referentes à língua inglesa e suas literaturas e com as que se dedicam mais especificamente à formação de professores de inglês (bem como de optativas do curso); na elaboração e aplicação de testes de proficiência em leitura em línguas estrangeiras para programas de Mestrado e Doutorado; no Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CALEM), no qual são ministradas aulas de alemão, espanhol, francês, inglês e português para estrangeiros tanto para a comunidade interna (alunos e servidores da UTFPR) como para a comunidade externa.

A partir da criação do DALEM, as atividades do departamento têm crescido, o que oportunizou um aumento do número de professores. Além disso, o contexto atual é distinto do contexto da criação do curso de Letras em 2008. Esses e outros fatores foram os motivadores a repensar um Curso que se mostrasse mais adequado às demandas atuais. Então, em 2016, houve separação do curso Letras Português-Inglês em dois cursos distintos: Licenciatura em Letras-Inglês e Licenciatura em Letras-Português. Isso se deu para que os cursos pudessem abranger mais de cada área específica. O curso de Letras-Inglês da UTFPR foi pensado para ser um curso diferenciado dos demais, com mais enfoque na pesquisa e liberdade e oportunidade para o aluno pesquisar áreas e assuntos de seu interesse.

A internacionalização de nossa Universidade tem proporcionado a vinda de estudantes estrangeiros para estudar na UTFPR, que enriquece ainda mais as oportunidades para os alunos do curso. Ao mesmo tempo, o programa Ciências sem Fronteiras tem levado inúmeros alunos de nossa instituição ao exterior. Além disso, o programa Idiomas sem Fronteiras tem auxiliado na formação em inglês de nossos acadêmicos, uma vez que eles podem atuar como professores de inglês no programa e colocar em prática as aprendizagens do curso de Letras.

A vinda de estudantes estrangeiros à UTFPR tem mobilizado esforços do DALEM no que se refere ao oferecimento de aulas de português que atendam às demandas dos acadêmicos estrangeiros. O resultado desse empreendimento vai além de aulas de português para estrangeiros, pois também proporciona o aprimoramento da formação de nossos acadêmicos em Letras-Inglês que têm a oportunidade de, juntamente com seus professores, desenvolverem pesquisas na área.

Além da oferta de cursos de português para alunos estrangeiros que vêm para a nossa universidade, o DALEM também tem oferecido cursos de PFOL a estrangeiros de fora da universidade, em grande parte para a comunidade haitiana e imigrantes sírios. Orientados por professores do Departamento, vários alunos do Curso de Letras- Inglês participam de projetos com esses alunos, realizando pesquisas, elaborando materiais, e apresentando trabalhos em congressos. Nesse cenário, tanto o inglês para brasileiros como o português para estrangeiros revelam-se áreas em profícuo desenvolvimento e expansão.