EXAMES

EXAME DE SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA PARA TÉCNICO

• A prova de suficiência será aplicada no PRIMEIRO DIA DE AULA, durante o horário normal da sua aula de inglês. Seja pontual!

• Para fazer a prova, você deverá estar com o crachá da UTFPR, preferencialmente, ou documento oficial com foto (cédula de identidade, CNH, passaporte válido, carteira de trabalho, carteira funcional).

• Traga caneta azul ou preta, lápis e borracha. Não será permitido empréstimo desses materiais durante as provas e nem o uso de dicionários (sejam impressos e/ou eletrônicos).

• As listas com os resultados da prova serão divulgadas na mesma semana no próprio DALEM. Fique atento!

• A média para sua aprovação no exame de suficiência é oito (8,0).

• Entre seis (6.0) e sete.nove (7.9), você fará a prova oral.

* A Média Final será o resultado de: prova escrita + prova oral / 2.

Se a média for igual ou maior a 6.0 (seis), você estará aprovado para o nível no qual fez a prova de suficiência, não necessitando cursar a disciplina.

* Se você perdeu a prova escrita da suficiência ou a prova oral, você deverá cursar a disciplina normalmente até que possa solicitar o exame dentro do período previsto em calendário acadêmico (ver portal do aluno). Neste caso, você deverá abrir requerimento junto à DERAC e anexar algum documento que comprove o seu conhecimento da língua inglesa, conforme expresso no requerimento. Os requerimentos sem essa documentação serão indeferidos pelo DALEM. Você pode solicitar o exame de suficiência para mais de um nível, no mesmo requerimento, se desejar.

• Se a sua solicitação for aceita, você receberá um e-mail do professor responsável pelo Técnico Integrado, sobre o agendamento das provas, após o encerramento do período de solicitação de suficiência pelo calendário acadêmico.

PROFESSOR DO DALEM RESPONSÁVEL PELO TÉCNICO INTEGRADO: Profa. Dra. Miriam Sester Retorta (msester@utfpr.edu.br)

LIVRO ADOTADO: SELIGSON, Paul & LETHABY, Carol. English ID 1 Richmond.

Conteúdos para as provas de suficiência em língua inglesa – escrita e oral:

EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LEITURA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA MESTRADO E DOUTORADO

O exame de proficiência em língua estrangeira pretende avaliar a capacidade de compreensão e interpretação de textos escritos. Os textos do exame são de caráter informativo e sobre assuntos gerais, retirados de publicações atuais, incluindo a internet. O que se privilegia em um exame dessa natureza são as estratégias empregadas pelo candidato na construção de um sentido para os textos em questão. Isso significa observar o seu entorno: títulos, subtítulos, diagramas, gráficos, fotografias, tabelas, autor, fonte, data ou qualquer outro elemento relevante que contribua para a compreensão dos significados expressos. Portanto, entende-se como leitor proficiente em língua estrangeira o leitor ativo, que interage com o texto na construção de significados. Não se trata, portanto, de um exame que se concentra em conhecimentos gramaticais e lexicais, mas sim em competência em leitura.

Datas previstas para oferta de Exame de Proficiência em 2019:

  • 06/04/2019
  • 15/06/2019
  • 24/08/2019