CALEM 50 Anos de História

Objetivo: Comemorar os 50 anos de um dos Centros de Línguas mais antigos de Curitiba e dar visibilidade às ações do CALEM na comunidade interna e externa, por meio de diversas atividades culturais, artísticas e acadêmicas.

Coordenação: Márcia dos Santos Lopes e Ana Valéria Bisetto Bork Godke

Membros: Ana Valéria Bisetto Bork Gödke / Márcia dos Santos Lopes / Almir Correa / Carla Barsoti / Claudia Beatriz Monte Jorge Martins / Edson Fagundes / Fernanda Baukat / Fernanda Baldin Chichorro / Flavia Azevedo / Luísa Kardof / Marilene Garcias / Miriam Sester Retorta

Em 1968, foi criado na Escola Técnica Federal do Paraná (ETFPR), pela professora Tatjane Bergman Saboia, o Clube de Línguas, com o apoio do então diretor profº Ricardo Knesebeck. Na época, havia os cursos de inglês, alemão, italiano e francês, ministrados pela mesma professora e por alunos da Escola Técnica.

Em 1971, a lei 5.692 desobrigou o ensino de línguas estrangeiras nas escolas de 1º e 2 graus (atual Ensino Fundamental e Médio) e o Clube de Línguas continuou a ofertar aulas de inglês e alemão e mais tarde francês com a finalidade de suprir as necessidades do aluno da ETFPR quanto ao aprendizado de línguas estrangeiras.

Em 1978, a instituição passou a chamar-se Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET-PR e o Clube de Línguas continuou atuando com a finalidade de levar o aluno a compreender, escrever e falar línguas estrangeiras. Em 1998, o Clube de Línguas passou a nomear-se Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas – CALEM, como é reconhecido atualmente, e a difundir-se por outras unidades da instituição distribuídas pelo Estado do Paraná.

Desde sua transformação, o CALEM esteve sob a coordenação dos professores Claudia Beatriz Monte Jorge Martins, Regina Helena Urias Cabreira, Carla Mara Portela, Eliane Regina Costa Oliveira, Marcia dos Santos Lopes, Míriam Sester Retorta, Edson Domingues Fagundes, sendo que, em 2011, foi criado o Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM). A partir daí, sob as chefias de Departamento das professoras Marcia Regina Becker, Fernanda Deah Chichorro Baldin e Jaqueline Bohn Donada, coordenaram o CALEM as professoras Andressa Bawerman Albini, Flavia Azevedo, Claudia Beatriz Monte Jorge Martins e, atualmente, Franziska Lorke.

Ao longo dessa trajetória, e com a transformação do CEFET-PR em Universidade Tecnológica federal do Paraná (UTFPR), o CALEM atuou em algumas frentes, como português para estrangeiros, por meio de convênios com o Rotary Club, e inglês e espanhol para a Guarda Municipal de Curitiba.

Atualmente, o campus Curitiba oferece quatro idiomas estrangeiros – alemão, espanhol, francês e inglês, e, desde 2013, o ensino de português como língua estrangeira passou a nomear-se Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL). São cursos de dois anos e meio com carga horária de quatro horas/semanais, cujo público provém da comunidade interna e externa à UTFPR.

Por ser um centro de línguas que atende tanto aos estudantes e servidores da instituição quanto à comunidade externa, é reconhecido em todo o estado e, particularmente, em Curitiba, onde mantém o ensino dos quatro idiomas.

Esta solenidade consolidou essa trajetória como um marco na memória institucional, dando o devido reconhecimento interno e externo ao CALEM.